29 Comentários

  1. Yasmin Honorio

    Estava procurando saber sobre isso, ótimo blog obrigado. Já adicionei aos favoritos!

    Responder
  2. Ranuzia

    Precizo emagrecer durante o cortecoide hoje estou com 90 quilos começo com 20 e termino com 5 por oito semana me ajuda meu marido vai me largar.

    Responder

    1. Oi Ranuzia,

      Fique tranquila, existe um Deus. Primeiramente, gostaria de saber a sua altura,
      há quanto tempo você toma corticóide e qual é a sua rotina diária (alimentação e atividade física).
      Lembre-se de algumas verdades, casamento deve ser sinônimo de cumplicidade e, o amor
      deve estar acima da aparência. Tome consciência disso e seja confiante em si, não importa
      a sua situação atual. Para algumas pessoas é mais difícil perder peso, mas uma coisa todos
      devem ter – perseverança. Tente seguir as dicas deste artigo e mantenha contato.
      Estou aqui para te ajudar, lembrando que um profissional da área, seja nutrólogo, nutricionista
      ou endocrinologista é indispensável.

      Um grande abraço e boa sorte.

      Renato

      Responder
  3. Juliana Toga

    Olá, eu comecei a tomar hidrocortizona esta com 30 dias, achei que minha barriga, culotes e meu rosto cresceram um pouco, tipo fiquei mas gordinha, eu gostaria de saber por quanto tempo esse medicamento fica fazendo efeito no nosso corpo e se o meu peso vai voltar ao normal?

    Responder

    1. Olá Juliana, depende da situação. Não sei por qual motivo, de que forma você está se tratando com este medicamento e por quanto tempo ainda vai precisar dele. O ideal é que haja um acompanhamento médico. De qualquer maneira, é importante que você tente fazer o que está escrito neste artigo, pois, são coisas simples, comprovadas e que vão te ajudar a não ganhar peso enquanto estiver em tratamento. Obviamente, quando terminar este tratamento é que, aos poucos, eliminará os efeitos da hidrocortizona, desde que você se esforce. Um abraço e saúde pra você.

      Responder
  4. Isabella Alves

    Olá! Sou Isabella. Tenho 1,55 de altura e 25 anos de idade.
    Sempre fui magra. Não passava dos 40 kg. Conheci um medicamento chamado Decadronal, o qual contém corticoide. Faço academia há 1 ano e caí na besteira de tomá-lo para ganhar peso e me ajudar nos exercícios físicos. Tomei 4 doses injetáveis de 15 em 15 dias (2 em Fevereiro e 2 em Março deste ano) e ganhei “3kg”. Após a 4ª dose, percebi rosto inchado, gordura acumulada na barriga, estresse, perda de massa muscular e descobri que esses são sintomas de Síndrome de Cushing. Então, adotei uma alimentação saudável, além de continuar malhando. Já perdi 2kg. Mas ainda estou com os sintomas.
    Minhas dúvidas são: Quanto tempo demora para o corticoide sair totalmente do sangue? Após sair, meu organismo voltará a produzir o cortisol normalmente? Ou meu organismo foi alterado pelo medicamento e não voltará ao normal?

    Responder

    1. Oi Isabella. Obrigado por visitar o blog e por expor sua dúvida aqui. Primeiro, quero te dizer, que bom que você percebeu que foi besteira o que fez e que, com certeza não vai fazer novamente. Essas coisas tem que ser levadas a sério mesmo. Não se precipite em se diagnosticar, a Síndrome de Cushing ou Hiperadrenocorticismo é uma condição rara, portanto, pode acontecer, mas não é muito provável esteja ocorrendo com você. Como este espaço não é destinado a diagnósticos, e sim, para disponibilizar informações, o melhor conselho que eu posso te dar é procurar orientação de um médico especialista de sua confiança, para te conduzir para que seja completamente recuperada da utilização da substância. Com relação à massa muscular, peço que dê uma lida neste artigo: Como perder gordura sem perder massa magra. Este vídeo também pode te ajudar de certa forma:

      . Espero têr contribuído. Um abraço, boa sorte e sucesso pra você.

      Responder
  5. Ana Cristina

    Ola
    Meu nome é Ana, tenho 43 anos e faço uso de corticóides a 1 ano e meio. Comecei com pulsoterapia e ministrando 40 MG diária.
    Engordei 18 kilos e não consigo perder nada.
    Hoje em dia tomo só 10 MG , porém se a doença chamada síndrome granulomatose de churg straus (doença auto imune) progride um pouco logo faço pulso.
    Isso me deixa muito debilitada, dores na perna, cansaço, pressão instável que chega a 17 por 12, dores de cabeça astronômicas.
    Parei por conta própria, fico bipolar fácil (nem eu me aguento).
    Gostaria de saber se existe grupos de apoio.
    Preciso de ajuda, minha família está a ponto de bala!!!
    Desde já muito obrigada!!

    Responder

    1. Olá Ana,
      Me desculpe pela demora em responder. Infelizmente, não tenho conhecimento suficiente para lhe ajudar de forma satisfatória. No entanto, receio que possa estar se precipitando ao interromper o tratamento. Acredito que a prioridade deve ser, sempre, a sua saúde. Minha opinião é que você continue com o tratamento da maneira correta e sempre tentando se alimentar de forma saudável. É o que posso lhe oferecer, já que, a informação que eu poderia
      lhe passar é o que está disponível na internet e com certeza você já deve ter visto tudo. A propósito, Encontrei uma fundação que tem bastante autoridade no assunto e disponibiliza informações neste site:
      http://www.vasculitisfoundation.org/education/forms/eosinophilic-granulomatosis-with-polyangiitis-churg-strauss-syndrome.
      Se não for familiarizada com o inglês, use o tradutor do google. Eles apresentam novidades a respeito desta síndrome.

      Espero que você tenha sucesso em sua jornada. Se houver algo em que possa lhe ajudar melhor, estarei aqui. Um abraço.

      Responder
  6. Taline

    Estou super preocupada com efeitos colaterais do cortisona que comecei a tomar faz 2 dias…pois em uma guerra de 9 meses para cá para eliminar 7kg e agora tive que começar a tomar o medicamento… Estou com medo que vá tudo para o ralo abaixo… mas adorei o post…

    Responder

    1. Oi Taline,
      Aproveite que está no começo e já siga as dicas deste artigo. Tenha este propósito e você vai conseguir evitar os efeitos. Um abraço.
      Obrigado pela visita.

      Responder
  7. Cintia

    Tomei injecoes de dexametazona devido a uma hernia de disco… tenho 1.63 de altura e pesava 57kg. Depois das injecoes fui para 64kg e me enchi de acne. Agora fazem 2 semanas que parei as acnes estao saindo mas o peso nada… estou na academia… seguindo as orientacoes do post e nada! estou preocupada quando tempo leva pra ele sair do organismo???

    Responder

    1. Cintia. O que eu posso te dizer é que você está no caminho certo. Uma vez que já não precisa mais da medicação, a tendência é diminuir o inchaço. Continue como está fazendo sem perder o equilíbrio, com paciência. O tempo varia de pessoa para pessoa, mas, nesse ritmo você vai conseguir. Um abraço e sucesso pra você.

      Responder
  8. Renata

    Tomei corticoide por 1 ano. Hoje faz-se uns 4 anos que não o tomo e já reduzi bastante… Eu posso tomar algum tipo de termogênico?

    Responder
  9. Francielle

    Bom Dia!
    Quero apenas deixar um comentário,eu adorei as tuas dicas,já seguia elas maturealmente.
    Outra coisa,fiz uso de corticoides e de pulsoterapia por um ano,acompanhado de duas cirurgias nos joelhos,pois devido aos corticoides tive uma grande inflação nos mesmos.
    Sou cortadora também de uma doença auto imune:susac. Do qual men os médicos sabem muito bem. Eu que estou sendo estudo de caso pra eles.
    Eu engorodei 20 kg,muitas estrias apareceram,perdi um noivo,fui derrodada pela doença.
    Mas a medição é muito importante por isso,se conhecer,saber que pode ir além dos limites. Pedir proteção,disnercimento. Tudo. Com acompanhamento de nutricionistas em 3 meses perdi 10 kg.
    Eles só dao as dicas de como mudar os alimentos do seu dia a dia. Mas a força de vontade tem que vir de você, não existe magia,existe sim um aprendizado atrás dessas batalhas.
    Sigam com força de vontade e fé!
    Beijos,Fran!

    Responder

    1. Olá Francielle, agradeço de coração pelo seu comentário. Saiba que suas palavras podem ajudar muita gente. Nada melhor do que ter alguém por aqui com conhecimento de causa. Concordo totalmente com tudo o que disse. É preciso reunir todas as forças pra vencer as batalhas. Um grande abraço e muito obrigado!

      Responder
  10. Maria Oliveira

    Bom dia durante o mês de Agosto desre ano 2016, tive uma vasculite com urticaria intensa, claro que o tratamento foi logo cortisona em comprimidos, várias vezes ao dia, o k me dava insónias nem de noite nem d dia dormia, febre, em pleno m~es de agosto com temperaturas a atingir os 40 graus, foi dificil porque a urticaria é horrrivel só me apetecia estar constantemente a coçar coçar. Conclusaõ durante 1 mês foi cortisona injectavel e em comprimidos, pois claro k fiquei parecia umpeixe balão, toda inchada, tinha 58 kg, estou com 61 Kg.
    Ando no ginasio, faço pilates 2 x por semana, e mais 2 dias na passadeira eliptica e bicicleta, só k resultados zero , estamos no fim de outubro e nem uma gram eu perdi, e estou a fazer uma alimentação á base praticamente só de saladas. Estou desesperada, horrivel cara inchada, pernas nem se falam ,nem se vê o osso do joelho, é deprimente, tanto esforço e não estou a conseguir, será k preciso ara além de beber água , tomar alguma coisa que ajude a perda de peso? obrigado.

    Responder

    1. Oi Maria, eu recomendo muito que você acompanhe esta série de vídeos, pois vão lhe ajudar com certeza. Um abraço.

      Este é o primeiro:

      Responder
  11. camila

    oi tenho doença auto imune e tomei corticoides a 9 meses tenho chance de voltar ao peso normal? pois estou muito gorda e com baixa auto estima

    Responder

    1. Tem chance sim Camila. Tem várias dicas aqui no Blog. Mas depende bastante de sua força de vontade. Um abraço!

      Responder

  12. Bom dia sou Jeane Santos,minha linda vou começar tomar predisin 20 MG em 12,12 horas durante cinco dias para tratar uma infeção respiratória nesses cinco dias tenho como inchar,devo engordar muito.mim responde tô com medo já estou acima do peso com 1,67 peso 84 kg obrigado pela atenção adorei lê suas respostas anteriores.

    Responder

    1. Oi Jeane! Desculpe-me pela demora. Se foi prescrito pelo seu médico, não há o que discutir. Mas, por 5 dias, não deve acrescentar tanto em seu peso. O que sugiro é que cuide bem da sua alimentação nesse período, pois, provavelmente terá um aumento no apetite. Fique com Deus!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *